plantão 24hs: Umuarama: (44) 3623-6060 - Cascavel: (45) 3218-2325
    Hipertensão

    Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. Doença traiçoeira, que provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros.Acomete uma em cada quatro pessoas adultas. "Estima-se que atinga em torno de, 25 % da população brasileira adulta, chegando 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal."

    É de suma importância que se mude  hábitos de vida:

    Hábitos alimentares,

    Prática de exercícios físicos,

    Controle do estresse e o peso.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou as novas orientações para o consumo de sódio e potássio. Segundo a OMS, os adultos saudáveis devem consumir menos de 2.000 mg de sódio, equivalente a cinco gramas de sal, e mais de 3.510 mg de potássio por dia.

    Algumas dicas como:troque o sal por ervas aromáticas e retire o saleiro da mesa são uteis porém para orientações alimentares e cardápio é necessário uma avaliação nutricional individualizada.